Procura por carreira de programador cresce 30% no Brasil e Phyton é a linguagem mais buscada

No cenário da economia digital, os profissionais de tecnologia estão cada vez mais sendo disputados não apenas por grandes empresas de tecnologia, mas por negócios de todos os setores, dada a atual importância do ambiente digital. Em 2021, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) registrou a criação de mais de 123 mil empregos no setor de Tecnologia da Informação. O Fórum Econômico Mundial prevê que quase 7 milhões de novos empregos serão criados no setor de tecnologia somente em 2022.

Com a crescente demanda por profissionais qualificados em tecnologia, há também um notável aumento no interesse de indivíduos que desejam migrar ou iniciar suas carreiras nessa área. A EXAME obteve dados exclusivos do Google Trends, confirmando um aumento significativo do interesse dos brasileiros nas carreiras de tecnologia.

De acordo com os dados do Google, as pesquisas por “ciência de dados” e “tecnologia” aumentaram em 1170% nos últimos cinco anos no Brasil, enquanto as pesquisas por carreiras de programação cresceram 30% em comparação com 2021. Esse interesse é ainda mais evidente quando os termos são pesquisados em conjunto com a palavra “vagas”.

As buscas por “tecnologia” e “vagas” aumentaram 30%, e as pesquisas por “desenvolvedor” e “programador” junto com “vagas” subiram 30% no Brasil. Além disso, as pesquisas por “vagas” na vertical de Ciência da Computação cresceram impressionantes 230% nos últimos 12 meses.

Quanto às linguagens de programação mais buscadas, a linguagem Python lidera as pesquisas dos brasileiros no Google, ultrapassando a tradicional linguagem Java nos últimos 12 meses. O interesse por Python cresceu 15% nesse período e mais que dobrou nos últimos cinco anos, enquanto as buscas por Java diminuíram 1% em 12 meses e registraram uma queda de 72% nos últimos cinco anos. A linguagem JavaScript agora é a segunda mais pesquisada pelos brasileiros no Google.

De acordo com um estudo divulgado pelo GitHub no início de 2022, a linguagem de programação mais utilizada no Brasil continua sendo o JavaScript, seguido por Sass CSS e Blade. O mercado de tecnologia no Brasil está experimentando um crescimento acelerado, contribuindo com 40% de crescimento anual no total de usuários no GitHub, tornando-se uma das comunidades de desenvolvedores que mais cresce no mundo.

O Google Brasil, em parceria com a edtech Let’s Code, está oferecendo um curso preparatório gratuito para o processo seletivo da empresa na área de engenharia de software. O programa exclusivo para pessoas pretas ou pardas inclui um incentivo financeiro de R$500 mensais durante os 4 meses de curso. As inscrições podem ser feitas até 19 de junho.

Esses dados refletem não apenas o aumento da demanda por profissionais de tecnologia no Brasil, mas também o crescente interesse da população em ingressar nesse setor dinâmico e em constante evolução.